quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sociedades de Consumo

Designada da evolução natural do homem as sociedades de consumo tem como característica do mundo desenvolvido o preceito de que a oferta normalmente excede a procura.

Com isto estamos sendo massacrados diariamente com milhares de anúncios, propagandas e informações de incentivo ao consumo, estes muitas vezes desnecessários e praticados para que possamos nos sentir parte da sociedade.
O que se aplica em uma sociedade de consumo é que cada vez mais pessoas possam ser inseridas ao sistema, garantindo assim maiores margens de lucro a fabricantes, vendedores, governo, etc. 

Nas sociedades de consumo o indivíduo não corriqueiramente é avaliado por tudo aquilo que consegue adquirir em bens materiais, quanto maior forem suas posses, maior será o seu valor perante a sociedade.
Tudo isso trouxe muitos benefícios a nós seres humanos, com o investimento e avanço da tecnologia e a evolução da ciência conseguimos melhorar muito nossa qualidade e tempo de vida, porém, também nos trouxe muitos efeitos negativos, com a massificação do consumo estamos degradando áreas naturais que jamais poderão ser recuperadas e tudo isso pra que?

Ao que parece, sentimos muito prazer enquanto estamos consumindo, sensação esta que passa e imediatamente sentimos vontade de consumir novamente. Esta necessidade trouxe doenças psico – sociais como, por exemplo, o consumismo, a necessidade de comprar, adquirir desenfreadamente sem nem mesmo saber por qual razão se consome. Há quem diga que grande parte da criminalidade está relacionada ao desejo que as pessoas têm de consumir.

Podemos também identificar uma concentração do consumo como descreve a tabela abaixo:

                     80% da riqueza do planeta é consumida por apenas 20% da população
                     51 das 100 maiores economias são corporações
                     Nos últimos 3 anos foram consumidas 33% das reservas de recursos naturais do planeta
                     São produzidas 2 milhões de toneladas de lixo no mundo diariamente, sendo que só no Brasil 240 mil toneladas
                     Os padrões de produção e consumo estão 20% acima da capacidade de reposição da biosfera, isso porque ainda existem 1 bilhão de pessoas passando fome no mundo
                     50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são jogadas fora todos os anos no mundo sem nenhum tipo de preparo

Tudo isso são apenas dados e informações e não sabemos ao certo os reais impactos que nossos hábitos estão causando ao meio ambiente. O fato é que precisamos mudar esses hábitos, substituir por atitudes sustentáveis que possam minimizar os impactos ao meio ambiente.

O que estamos buscando é o equilíbrio entre a economia e o meio ambiente, termo que damos o nome de consumerismo, atitude oposta ao consumismo, caracterizada por um consumo racional e responsável.

Portanto cabe a nós consumidores a responsabilidade de avaliar o quanto precisamos consumir e principalmente de quem estamos comprando, avaliando a procedência de produção e descarte dos produtos.
Salvar o planeta ou minimizar os impactos causados pelo consumo é responsabilidade de todos nós então, repense, recicle, reutilize. 

Texto por Tiago R F Miguel.

Um comentário:

  1. Excelente post! Seria interessante obter informacoes sobre o aumento/diminuicao da quantidade de materiais reciclados e tambem enviados ao "lixao" nos ultimos 8 anos - sera que existe alguma relacao com esses numeroes e o aumento de poder aquisitivo dos Brasileiros?

    ResponderExcluir