terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sustentabilidade Social

Um dos pilares de estudo da sustentabilidade é a sociedade, seu comportamento e suas atitudes, não menos ou mais importantes que os demais (sustentabilidade ambiental e econômica), porém fundamental para o entendimento da degradação e exploração ambiental que vem ocorrendo ao planeta.
Com o avanço tecnológico e  grandes revoluções ocasionadas pela segunda guerra mundial, pela revolução industrial e principalmente pela mudança do comportamento e do ambiente natural do homem que passou de rural para urbano, o planeta vem sofrendo grandes transformações decorrentes da exploração comercial.
Compreendemos que a exploração dos recursos naturais sem medidas esta comprometendo a qualidade de vida das gerações futuras, pois os recursos são escassos e a exploração constante, capaz de mudar a geografia de regiões inteiras, extinguir espécies de maneira irreversível.
Acredita-se na condição de minimizar esses impactos, porém é preciso que a sociedade se envolva, pois só com  a mudança de comportamento e o entendimento do contexto sustentável por parte da sociedade serão capazes de reverter o rumo para o qual caminha a humanidade e todas as formas de vida na Terra.
Em um contexto mais amplo precisamos de novos mecanismos de estudo e de educação social, novas formas de ver a vida e atitudes inovadoras, pois se entende que sustentabilidade social seja preservar pela qualidade de vida da sociedade de hoje e de amanhã em iguais medidas.
No tocante deste papel transformativo da sociedade pode-se atribuir como principal responsabilidade as empresas de ordem pública ou privadas, onde depositamos nossa esperança, pois através das atividades corporativas e dos investimentos em educação social poderemos criar expectativas de mudança e um novo olhar para o destino da vida no planeta.
Texto por: Tiago R F Miguel

Um comentário:

  1. Muitoo bom'
    "O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais"

    Relatório Brundtlan
    obg abçs'

    ResponderExcluir