segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Quem ama o feio, bonito lhe parece

Foto por: Renata Preto
Doze de agosto. Caximba. É quando a porção de realidade é servida para a segunda turma de Administração Sustentável.



Tantas vezes confundido com um “lixão”, o aterro sanitário da Caximba nada mais é do que uma empresa ao ar livre. Lá, todo o lixo que produzimos é - por incrível que pareça - enterrado. E como toda empresa, há pessoas trabalhando. Com lixo. E a concorrência é grande! Os moradores do entorno do aterro ficam à espreita, esperando uma brecha da segurança do local para invadir e aproveitar-se do estoque crescente dessa organização: lixo.

Todo o dia saímos de casa e nem sequer prestamos atenção na quantidade de resíduos que descartamos e o destino que isso toma. A Caximba é o destino. Desde 1989 os cidadãos curitibanos e de mais 19 municípios da Região Metropolitana não se conscientizaram da quantidade de lixo que produzem e do mal que estão causando à sua própria cidade!

Necessitamos urgentemente de uma mudança de estilo de vida, padrão de consumo, enfim, precisa-se de consciência consistente, que perceba o mundo à sua volta e pense nas conseqüências de seus atos, por mais simples que possam parecer.

A turma de Administração Sustentável 2010 busca desenvolver essa modalidade de consciência não só para si, mas para todos que ela puder abranger, seja em alguma comunidade local, em grandes empresas ou nos alunos das diversas universidades envolvidas no projeto.

Ah! Já ia esquecendo: nós odiamos o feio.


Foto por: Renata Preto
Texto por: Renata Preto

2 comentários:

  1. Perfeito seu texto !!!

    Consegue passar a realidade que para muitos não existe. Todos nós precisamos mais do que nunca abrir os olhos para tudo e tornarmos nosso mundo mais sustentavel.

    Marco Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Preocupante a questão do lixo.

    Interessante lembrar que até agora nenhum candidato, nem a deputado nem a governador, falou no triste Aterro da Caximba e muito menos apresentou propostas concretas para solução deste problema.

    ResponderExcluir