Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Atualmente, com a preocupação ambiental, e com a escassez de recursos naturais, as energias alternativas estão sendo mais empregadas por serem renováveis e não degradar tanto o meio ambiente como as convecionais, apesar de terem maiores custos.
A energia nuclear foi descoberta no início do século XX. A partir daí, foram desenvolvidas as usinas comerciais, que já tiveram graves acidentes em sua história, mas hoje a tecnologia já é dominada. É uma fonte não-renovável, mas existem questões de segurança e relativa poluição. Por outro lado, é muito produtiva, por isso é defendida por uma série de ecologistas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuBc7ekZb0P9fJaS8RrnBjy_Nl4Io_quenIwTeT-gInWc9XTbNU0byx6MXArB5hu-w0zajH8sd4q3WwGT8Lp_BmRuOkMxJClTIU4JR7R_pijBP86GC6XHAKzjKhoIpkqkBe4vuApjVogX7/s200/energias+renovaveis.jpg)
A energia solar é uma energia limpa e renovável. Seu uso em detrimento a outras fontes reduz bruscamente a poluição do ar. Ela possui algumas vantagens como alcançar lugares remotos, baixo custo de manutenção, etc. Porém, existem algumas desvantagens como o alto custo de instalação, baixa produção com chuva e nuvens, etc.
A Biomassa é o nome dado a matéria orgânica que pode servir de combustível para a produção de energia potencialmente renovável. A renovação se dá através da neutralização do CO2 promovida pelo plantio da matéria a ser utilizada. Seu uso renovável está em franco crescimento, tendo o Etanol e os Biocombustíveis como seus principais representantes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAQQyKecpDmm89zrtVahxnbMFknTaMbAsz7ytB5ORvHQIGk95nf79WT_LXqswq1UxsNt1ZSJmgq3JHq9NFfuQVyya4nDOgOge9UJRp7mxDA4lzYrRg0jAW9PVQ22xC6wiCvJEqNZrO42cZ/s200/bioenergia2001.jpg)
Fato é que a composição da matriz energética de grande parte dos países não é sustentável, e soluções devem ser buscadas imediatamente para antecipar a necessidade de energia que aumenta a cada ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário